Neuropsicologia

neuropsicologiaNeuropsicologia é a ciência que estuda o funcionamento do cognitivo humano e seu impacto no comportamento. É uma especialidade da psicologia que investiga a associação entre a estrutura cerebral e o funcionamento neurocognitivo, considerando os processos psicológicos e comportamentos em condições normais e anormais. O trabalho consiste em investigar, através da Avaliação Neuropsicológica, quais as funções cognitivas estão preservadas e/ou comprometidas e quais os impactos no comportamento e desempenho do paciente.

Através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá estimar o desempenho de habilidadescomo atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, humor, habilidades motoras e executivas.

A avaliação neuropsicológica é um método que combina a investigação sobre o paciente, por meio do desempenho em testes específicos que avaliam especificamente as funções cognitivas e as queixas trazidas pelo paciente e pela família. Os resultados podem orientar o profissional para a realização de métodos eficazes de tratamento para a reabilitação de pacientes, indicando quais as habilidades cognitivas estão intactos e quais foram prejudicadas e em que grau. A avaliação neuropsicológica é sempre um processo muito importante para investigar as habilidades cognitivas e como elas estão afetando o desempenho em seu dia-a-dia.

É muito indicada para pessoas que sofreram alguma lesão no cérebro, como:

Traumatismo Cranioencefálico (TCE)

Acidente Vascular Encefálico (AVE, AVC, Derrame)

Tumor Cerebral

Também é indicada para o tratamento de:

Epilepsia

Demências (Alzheimer, Vascular, Frontotemporal, dentre outras)

Dificuldade de aprendizagem

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Qualquer outra doença que esteja prejudicando o funcionamento cerebral do sujeito.

Para os pacientes que apresentem déficits cognitivos, decorrente por qualquer comorbidades clínica, é indicado que realize a reabilitação neuropsicológica.

A reabilitação neuropsicológica visa buscar estratégias compensatórias para minimizar os efeitos dos déficits cognitivos. Por meio de um planejamento estabelecido juntamente ao paciente e familiares, o neuropsicólogo orienta ações que favoreçam a sua independência e autonomia, de forma adaptada às suas necessidades.

TOP