Atendimento Emergencial e Orientação Psicológica

O Atendimento Emergencial e Orientação Psicológica, possibilita o atendimento e acolhimento, está relacionado à resolução de problemas e a tomada de decisão, permite a pessoa trabalhar com seus recursos emocionais em curto espaço de tempo e tem caráter emergencial.

Esse tipo de apoio tem ação psicoeducativa, preventiva e situacional voltada para soluções de problemas imediatos. Trata-se de um momento onde a pessoa pode encontrar apoio, se recuperar e redirecionar suas ações com consciência.

Para quem é indicado?

» Para pessoas que precisam lidar com uma situação específica, e desejam clareza e direcionamento para vivenciar este momento ou precisam tomar uma decisão. Exemplo: desentendimentos familiares e amorosos, questões profissionais e acadêmicas, entre outros.

Como identificar se precisa deste atendimento?

» Quando se perceber diante de situações estressantes e geradoras de ansiedade, sem conseguir identificar a melhor atitude a ser tomada.

Como funciona?

» O objetivo é promover a reflexão do indivíduo sobre as alternativas disponíveis, facilitando o processo de escolha, quanto às dúvidas e dilemas que o angustiam.

Qual é o resultado esperado?

» Que o indivíduo consiga ter consciência da sua capacidade, autonomia, autocontrole e segurança emocional, que facilitarão o processo da tomada de decisão.

 

 

 

 

Quanto tempo é necessário?

» Vai depender da questão a ser tratada, sendo que alguns casos uma sessão pode ser suficiente.


Qual a diferença entre Atendimento Emergencial / Orientação Psicológica, Terapia Breve e Psicoterapia?

Ψ Atendimento Emergencial e Orientação Psicológica: Realizada em caráter emergencial (uma ou poucas sessões), busca a resolução de uma questão específica, na qual por meio de psicoeducação o indivíduo passa a ter a consciência da sua capacidade e segurança emocional para tomada de decisão e resolução de problemas.

Ψ Terapia Breve: Realizada em curto espaço de tempo (em média 24 sessões), no qual são identificadas por meio de questionários e testes as origens e causas do sofrimento. Após ter clareza da estrutura de pensamentos disfuncionais, crenças limitantes e esquemas que sustentam o sofrimento, o indivíduo aprende a reestruturar sua percepção das experiências de vida e consequentemente se torna capaz de lidar com suas emoções.

Ψ Psicoterapia: Trata-se de um processo que permite o indivíduo buscar uma autocompreensão mais profunda de si mesmo, da sua personalidade, estrutura cognitiva, motivações, limitações, além da descoberta de seu potencial e capacidade para lidar com suas emoções. O indivíduo passa a ter maior consciência por meio da autocompreensão mais profunda de si mesmo.

 


 

 

Fale diretamente com nossos profissionais pelo WhatsApp. Clique no link abaixo e conheça nossos profissionais, escolha com qual deseja conversar e mande sua mensagem!

Nossa Equipe

TOP